«

»

mar 27 2013

Imprimir Post

100 anos de Espiritismo em Uberlândia

100 anos de Espiritismo em Uberlândia

Em 1913 esta cidade não passava de uma pequena vila e era a porta de entrada para o sertão! Poucas casas, muito sossego, uma paz quase imperturbável anão ser quando algum forasteiro passava por aqui, em direção a Uberaba e o apito do trem lá na Estação da Mogiana,lá em cima, muito longe… ecoava nos horários que todos esperavam,e despertava a quietude geral!

A passagem do trem era muito alegre…gente que chegava e que partia,carga que descia e que embarcava…era muito movimento e muito progresso, muito trabalho, muita gente nova vindo para esta cidade em busca de uma vida melhor!Nesta perspectiva, o companheiro Pedro Schwindt e sua esposa Maria Rita Schwindt chegam novamente a esta cidade para residir: voltam para a antiga residência e reabrem a antiga Pensão Schwindt, na rua Silviano Brandão. Era o ano de 1913.

Os fenômenos espirituais que aconteciam com os dois eram muito significativos.Por causa deles inúmeras pessoas pedem ajuda para os suas dificuldades efundam o primeiro grupo de estudos do Espiritismo iniciando as reuniões mediúnicas,nas quais aconteciam vários fenômenos, inclusive os de “mesas girantes”;este grupo fundado por orientação espiritual se chamou Fé Esperança e Caridade e funcionou provisoriamente na residência do casal Schwindt até 1917. A primeira diretoria foi assim constituída:Presidente: Pedro Schwindt; Vice-presidente:João Florentino de Rezende; 1º Secretário: João Theóphilo de Meireles;2º Secretário: Edmundo Schwindt; Tesoureira:Maria Rita Schwindt; 1º Procurador:Gustavo José da Silva; 2º Procurador:Avelino José de Souza.

Foi também em 1917 que o Grupo Espírita Fé Esperança e Caridade passou a ser chamado CENTRO ESPÍRITA FÉESPERANÇA E CARIDADE e foi iniciada a campanha para a construção de sua sede própria à rua Machado de Assis,hoje, nº 375.

Fatos desta natureza preenchem nossos corações com uma alegria espiritual muito grande e dá a todos bom ânimo para o prosseguimento das atividades da Doutrina Espírita nesta cidade, que somente satisfação proporciona a todos que a conhecem. Com o surgimento desta primeira Casa Espírita em Uberlândia, um intercâmbio espiritual se estabelece e quanta gente já se beneficiou com a divulgação do Evangelho,a prática da caridade e o acolhimento espiritual através da dedicação de vários médiuns em todos esses anos!

Com o crescimento da cidade, a ampliação da vida comunitária, a chegada de inúmeros recursos, a vinda de pessoas de todos os lugares, a quantidade de Centros Espíritas também aumentou e esta rede de vida espiritual tem se tornado cada vez maior e mais significativa, de modo que o Espiritismo em Uberlândia é um fato importantíssimo para o seu progresso e harmonia; 100 anos de Espiritismo e 100 Centros Espíritas,é uma possibilidade de trabalho muito grande que os Espíritas desta cidade estão realizando!

Link permanente para este artigo: http://www.ameuberlandia.org.br/?p=6014